sábado, novembro 03, 2012


Happy Halloween!

4
happy-halloween1[1]

Olá pessoas, vim falar sobre uma das únicas coisas que comemoro depois do Natal, o Halloween! (:

É, estranho como algumas pessoas comemoram e mal sabem a história por trás do Halloween. Por quê o nome? Chamam de O Dia das Bruxas mas nunca me explicaram… Essas e outras questões vou responder numa viagem histórica ao fundo sobre o que é o tão divertido Happy Hallows!

il_fullxfull.388990305_7356_large[1]

Então, é comemorado no dia 31 de outubro, principalmente nos países ocidentais, mas por causa do feriado, as festas e comemorações bizarras foram prolongadas até domingo. E é por isso que eu estou postando neste fim de semana. (: Não estou atrasada não viu?!

Fantasias

Comemoração:

Especialmente nos EUA, e em alguns países de língua anglo-saxônica, a noite é considerada sagrada pela véspera do feriado religioso (Dia de Finados, 02, ou Dia de Todos os Santos, 01 de novembro).

0909wDWC00_large_large[1]Símbolos e Tradições:

Levada pelos irlandeses para os Estados Unidos, os símbolos ganharam as ruas e as crianças por ser parte da cultura se vestir de bruxas, monstros, e a famosa abóbora com feições humanas iluminada por uma vela. Essas tradições foram adaptadas pelos americanos, pela mídia e pelo comércio, por alavancarem vendas absurdas do tema. E só atualmente os personagens sombrios famosos também foram tidos como tradicionais.

A mídia levou ao gosto das crianças e inventou o famoso ‘’Doces ou travessuras?’’, onde elas fantasiam-se, com a ajuda dos pais e vão de casa em casa pedir doces aos vizinhos. (Em inglês, tricks or treat?)

Bom, indo mais a fundo, por estar relacionada à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. (Por ser um mistério a figura da Morte, os humanos tendem a criá-la em sua imaginação.)

121597258658572386_LFQ9ccP8_c_large_large[1]

História e origem:

Com mais de 2.500 anos, o povo celta tinha a crença no mínimo estranha de GBM1j3fzx3M_large[1]acreditar que no último dia do verão, os espíritos saem do cemitério e vão tomar posse de corpos humanos;e para se protegerem, os celtas colocavam em suas casas objetos assustadores (dai a origem da abóbora iluminada, ossos, caveiras, gatos pretos e etc.). Considerada pagã, a festa na Europa foi condenada, e nos outros países, durante a Idade Média, começou a ser chamada de Dia das Bruxas e quem ousasse comemorá-la, era perseguido e condenado à morte. A maioria era para a fogueira, pela Inquisição. (Embora também fossem enforcados, decapitados…)

Também dizem que saiu dai a origem dos zumbis, fantasmas, vampiros e múmias, que foram adaptadas do antigo Egito.

A Igreja era praticamente dona de metade de tudo nessa época, então, para cristianizar e diminuir as influências, eles criaram o feriado religioso, no dia 1 de novembro.

Fantasias3

Halloween/Dia das Bruxas no Brasil:

No país, a comemoração é recente, e pouco comemorada e anunciada. Por quê?  Porque algumas pessoas criticam por não ser uma data de nossa cultura, nem uma comemoração nossa. Portanto, deveria ser deixada de lado e divulgar o rico folclore brasileiro. Em 2005, o governo criou o Dia do Saci, que quase ninguém sabe. (Isso é bem engraçado, apesar de ter absoluta razão, vemos na prática como a cultura americana e do exterior é adorada e a nossa esquecida.)

221872719111707621_wc3Dsur3_c_large[1]Dos setores religiosos, o Dia das Bruxas recebe bastante crítica. Argumentando que dissemina, entre jovens e crianças, as ideias e imagens que vão contra os princípios e valores cristãos. Imagens ditas negativas e do mal. (Oh, quanto medo!)

O gato preto:

Segundo alguns, um preconceito com a cor, mas já leu sobre a história? Claro que não, mentes pequenas que se auto-preconceituam, tendem a acreditar nas verdades que escutam sem saberem por si só o significado.

Desde a Idade Média os gatos são relacionados às bruxas por causa do miticismo. Eles eram os animais de estimação das bruxas e por isso, usados em bruxarias ou assegurados como fiéis companheiros. Por isso levam a placa de azar nas costas.

Alguns outros símbolos:

O famoso Castelo Mal Assombrado, Cemitério, morcego, Lua cheia, lobisomem, caldeirão da bruxa, caixão, aranha negra, túmulo de cemitério, a caveira com foice e as corujas.

8124601759_41ebbabde9_c_large[1]

A abóbora iluminada/Lanterna:

Já conheceu realmente a origem da mais famosa figura do Halloween? Sabe por que o costume leva as pessoas a colocar uma lanterna ou vela?

DSC03174[1]Então, adaptado pelos tempos, as lanternas ou velas são conhecidas como Jack-O-Lanterns. Segundo uma lenda irlandesa, um homem chamado Jack encontrou o diabo no dia 31, mas conseguiu enganá-lo evitando a morte.  Um ano depois, ele faleceu na mesma data, sendo proibido de entrar no céu por ser grosso e avarento. Sem alternativa, foi para o inferno, mas o diabo não o permitiu lá.

Com pena da alma penada, ele joga uma brasa para que este vague eternamente pelo limbo. Para que não apagasse, Jack a colocou dentro de um nabo. Quando chegada à América, a tradição levou as lanternas ou velas à serem colocadas em abóboras, por serem maiores e mais abundantes. De acordo com a lenda, é possível ver nas áreas rurais da Irlanda uma luzinha fraca na noite de Halloween por entre árvores. Seria Jack procurando um lar?

especial-halloween[1]

Alguns filmes horripilantes para assistir:

Os Fantasmas se Divertem, clássico dos anos 80. O melhor no quesito Halloween!

A Noiva Cadáver, A Casa Monstro, Convenção das Bruxas, O Estranho Mundo de Jack, Halloweentown, Frankenweenie, Edward Mãos de Tesoura, Sombras da Noite e Sweenie Todd: Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.

Livros para ler:

Entrevista com o Vampiro – Anne Rice

A Outra Volta do Parafuso – Henry James

Drácula – Bram Stoker

O Médico e o Monstro – Robert L. Stevenson

Celular – Stephen King

É isto, comemore o Hallow’s com muita guloseima, chocolates, balas e festas!

tumblr_m7r875avhV1r7ksqyo1_500_large[1]

XOXO**

 

4 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante seu post!
Não sabia de várias histórias. Sempre soube que era "somente" por causa de crenças, de lendas que a história do Halloween tinha tanta fama nos EUA (e no Brasil rs), mas não sabia quais lendas.
Gostei muito das fotos, e das indicações.
Eu não sabia, mas O médico e o Monstro é um filme também, sabia?! *-* Eu ainda não assisti - já li - mas já estou com ele em casa prontinho para ver.
Dos outros livros, só li uma adaptação do Drácula, uma infantil, que conta algumas partes da história do verdadeiro "Drácula" rs Ainda pretendo ler a original. Só tenho que estar inspirada.

Beijos, gostei do seu espaço também. Bem informativo! Voltarei sempre rs

;D

Juliana Duarte disse...

Sim, eu sei. Tem duas adaptações para o cinema. Mas a primeira é a mais famosa.
Drácula eu devo ter lido na época em que passava horas na biblioteca do colégio. Mas lia tantos, que não me lembro quais foram! rs
Eu passei 2 horas pesquisando a fundo tudo sobre o Hallow's, tinha coisas que até eu não sabia!
E não me faça inveja, ainda não consegui achar os filmes. *-*
Valeu pelo elogio... Volte quando quiser!

Unknown disse...

O médico e o monstro tem no youtube ;x
uhauahuahuahuha

Juliana Duarte disse...

Claro que tem, lá tem tudo! Mas não assisto no tube, não gosto. Prefiro o Windows Media Player ou online mesmo.

Postar um comentário

Diga sua opinião, dê sugestões, critique com respeito, criatividade e construtividade! (: Espaço livre para vocês, meus caros.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...